Quando falamos em emagrecimento, uma série de equipamentos, modalidades e até mesmo exercícios nos são indicamos como verdadeiros milagres. No entanto, nem todos entregam os resultados que prometem, o que faz com que muitas pessoas acabem desanimando na hora de perder peso e tonificar os músculos.

A Kettlebel chegou para revolucionar todo o setor do emagrecimento e é vista pelos especialistas como a modalidade mais eficiente para quem precisa eliminar a gordura acumulada no corpo de forma certeira. Nesse artigo vamos explicar o que é a Kettlebel e por que ela é tão eficiente para o emagrecimento.

O que são as Kettlebels?

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Originário da Rússia, esse equipamento nada mais é do que um peso com alças. Sim, aqueles pesos de bolas que possuem alças e que você provavelmente já viu alguém jogando acima da cabeça em alguma aula nas academias.

Eles nasceram no século XVIII e nada mais eram do que contrapesos usados para o mercado de grãos vendidos na rua. O treinamento realizado com essas bolas começou a acontecer entre esse século e o século XIX por atletas que se categorizavam como os “mais fortes do mundo”.

Elas podem ser encontradas em pesos e tamanhos diferentes e começam normalmente com 6 kg, 8 kg, 12 kg, 16 kg, 20 kg, 24 kg, entre outros. O melhor é que ele era usado tanto quanto complemento para a musculação como em uma atividade única, sendo que, neste último caso, foi se aperfeiçoando ao longo do tempo.

Como funciona a aula hoje?

Atualmente a Kettlebel é usada em movimentos enérgicos feitos sempre com uma música que ajuda os praticantes a não perderem o fôlego e nem mesmo o ritmo. O que acontece é que esses movimentos realizam uma verdadeira transferência de força, que proporciona um trabalho corporal maior e mais efetivo do que todas as outras atividades que prometem emagrecer.

As aulas são normalmente realizadas em apenas 30 minutos e podem queimar até 400 calorias, um valor alto para quem está querendo colocar o corpo para malhar. Todas as aulas são feitas em 4 módulos que visam o fortalecimento de glúteos, membros, inferiores, abdômen, quadril, entre outros.

Os módulos das aulas

Clean – A primeira parte da aula realizada pelos alunos consiste em movimentos conhecidos como olímpicos, que exigem equilíbrio e sincronia de quem os pratica.

Front Squat – Feito o Clean é hora de começar o Bloco de Agachamentos, que são os responsáveis pelo desenvolvimento da flexibilidade e da força dos alunos. Vale lembrar que os agachamentos realizados na aula são os de 90º, por isso, é preciso que você descubra antes se pode realizar este movimento e se isso não irá sobrecarregar as articulações do seu joelho.

Military Press – Fundamental para as aulas de Kettlebel, eles são essencialmente o setor de força da prática. São na verdade a segunda fase dos chamados arremessos olímpicos, mas nesses casos todos os movimentos são feitos acima da linha da cabeça, sem nenhuma exceção.

É preciso lembrar que diferentemente das outras modalidades conhecidas para emagrecimento, o Kettlebel não pode ser praticado por qualquer pessoa. Sedentários, adolescentes, grávidas ou pessoas com restrições, idosas ou iniciantes na atividade física não são aconselhadas a realizar as atividades.

Consultas:
Arte da Força
Minha Vida Fitness
Bolsa de Mulher Corpo